Sculpting Your Brain: The Science of Addiction, https://teens.drugabuse.gov/blog/post/sculpting-your-brain-science-addiction
Você faz muitas escolhas importantes em sua adolescência. Alguns deles não podem ser “desfeitos” e podem ter um impacto em sua vida nos próximos anos.
Uma dessas escolhas pode ser sobre o uso de drogas. É uma escolha importante porque, para começar, o uso de drogas pode afetar a maneira como o cérebro se desenvolve.
Conexões cruciais
Nós temos descrito como seus “circuitos cerebrais” coordenar tudo o que sentir, pensar e fazer. Esses circuitos são formados por bilhões de neurônios (células nervosas) que estão conectados uns aos outros. Quando você pensa ou faz alguma coisa, as mensagens são enviadas através das conexões, ou sinapses , entre os neurônios.
No desenvolvimento saudável do cérebro, as sinapses que são usadas repetidamente se fortalecem, e as sinapses que não são usadas ficam muito mais fracas. Esse processo é chamado de ” poda sináptica “.
De certa forma, o cérebro fica menor – menos conexões entre as células cerebrais significam menos “substância cinzenta” -, mas as conexões que restam são mais eficientes.
Isso pode parecer um pouco estranho, mas é normal. Veja as imagens cerebrais no canto superior direito desta página, que mostram um cérebro saudável se desenvolvendo dos 5 aos 20 anos. Na visão lateral e superior do cérebro, a redução na massa cinzenta – devido a sinapses não utilizadas – é mostrado por amarelo, voltando-se para azul.
Novas habilidades e riscos
Imagens como essa ensinaram aos cientistas que o cérebro de uma pessoa muda drasticamente desde a infância até a idade adulta jovem. Essas mudanças podem ser fortemente influenciadas por suas experiências durante esse período, incluindo as escolhas que você faz. Essas escolhas e ações podem “moldar” o seu cérebro , como um artista criando uma escultura desbastando mármore.
O cérebro facilmente esculpido na adolescência ajuda você a fazer coisas como desenvolver habilidades de linguagem ou entender novos conceitos – mas o processo também pode reforçar o pensamento e o comportamento que não o ajudam .
Este pode ser um dos motivos pelos quais quanto mais cedo uma pessoa começa a usar drogas, maior a probabilidade de a pessoa desenvolver um problema de drogas, incluindo o vício . É por isso que dizemos que o vício é uma doença cerebral .
O cérebro ainda muda mesmo quando você é um adulto; pode ser que nada seja “hard wired” permanentemente. Mas quanto mais cedo você aprende a fazer algo, mais “fortemente ligado” é esse comportamento, e mais difícil é desaprender mais tarde.
Antes de escolher usar drogas, lembre-se de que as possíveis conseqüências para o cérebro podem durar muito tempo.